Franchising e o envelhecimento populacional: Demanda em ascensão

Comumente, os obstáculos criam novos caminhos. A pandemia tem redesenhado o cenário de investimento no comércio brasileiro. Muitos empreendedores tiveram seus negócios enfraquecidos e sentiram-se impotentes diante dessa situação.

Se a sua vontade de empreender esmoreceu diante da pandemia e das previsões pouco animadoras em relação à economia, você precisa ler esse artigo.

Você investiria em um negócio que tem prévia credibilidade, aprovação do público e grandes chances de ser lucrativo? Se a resposta for sim, talvez seja o momento ideal de você tirar a coragem da gaveta e abraçar de vez a oportunidade de ter sua própria franquia, pois as perspectivas e tendências do mercado de franchising apontam para o céu.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, foram R$186 milhões de reais movimentados pelo setor em 2019, ou seja, um crescimento acima de 6,5% em relação ao ano anterior. Além disso, o segmento não se mostra bom apenas em faturar, mas também em se recuperar. Tendo passado pelo pior, o setor de franchising driblou a maior  crise econômica da história e, em 2021, está bem próximo de atingir os números de faturamento do período pré-pandêmico.

Como observamos, o setor de franquias pertence a um setor aquecido com estabilidade evidenciada.

Uma coisa, porém, é muito importante: a escolha do mercado da franquia na qual se pretende investir. Observar o segmento que se destaca ou que está em ascensão no setor fará o empreendedor começar com o pé direito e aqui, queremos dar destaque a uma área que está se evidenciando e se evidenciará ainda mais, sem sombra de dúvidas: o segmento para a população idosa.

 De acordo com dados numéricos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a  estrutura da pirâmide etária da população brasileira está em processo de mudança e, até 2050, terá se alterado significativamente. 20 anos atrás, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, neste mesmo  contexto, o cenário muda para 172,7 idosos. Nesse exato momento, o número de idosos já superou o número de crianças de até 9 anos de idade. Ou seja, o perfil demográfico do país caminha a passos acelerados rumo ao envelhecimento.

O setor de franquias conta com a presença de marcas e empreendimentos consolidados que já se dispuseram a acompanhar essa realidade e tendência e atendem com competência e qualidade essa população. Já contam com uma estrutura de negócios completa e oferecem amplo suporte ao franqueado.  

 Sabemos que os desafios enfrentados pelo empreendedor são inúmeros, porém, nem sempre eles dispõem de  tempo e habilidade para driblá-los e fazer suas análises, bem como tomar suas decisões. Nesse contexto, é excelente contar com um plano de negócios previamente elaborado por quem entende do setor e conhece o comportamento, anseio e necessidades desse grupo populacional que só aumenta. A população envelhece e novas demandas e oportunidades cercam o mundo do empreendedorismo e ter a chance de ter um negócio de baixo risco e baixo custo parece ser um caminho seguro e rentável.

Com ambas as perspectivas positivas, isto é, o setor de franchising e o mercado para o público idoso em ascensão, podemos dizer que para o investidor que dispõe de poucos recursos e deseja ampliar o seu know-how, ter uma franquia parece uma excelente opção. Com esse modelo de negócio previamente formatado e testado, torna-se mais fácil e segura a decisão de empreender, bem como facilita o dia-a-dia do microempreendedor que terá a oportunidade de desfrutar de ótimos resultados.

Se você chegou até o final deste artigo, acredito que sua vontade de investir e empreender tenha sobrevivido aos tempos sombrios pelos quais passamos. Gostaríamos, então, de convidá-lo, convidá-la a visitar nossa página e conhecer mais de perto nossa infraestrutura, estrutura de negócio e serviço oferecidos. Para dar mais um passo rumo ao seu sonho de empreender em uma franquia de sucesso basta clicar aqui: franquias.acelerandofranquias.com.br/dom-franquias

Clarissa G. de Vasconcellos